É Bonito, é bonito, eu sei! – Bonito, MS – 24 a 28 Junho 2013

Relato de Viagem: Bonito MS (24 a 28 Junho 2013)
Com Bruno Almeida, Nathalia Nunes e Diego Guedes

INTRODUÇÃO SOBRE BONITO – MS

acima flutuação aquário natural e araras na Gruta São Miguel. abaixo gruta lago azul e proj jibóia

acima flutuação aquário natural e araras na Gruta São Miguel. abaixo gruta lago azul e proj jibóia

Objetivando sair um pouco daquela habitual moda de “praia,sol,agitação…” nas férias, resolvi fazer algo diferente, fugir dos roteiros agitados como nordeste e/ou exterior e conhecer Bonito,Ms.
Sim, uma cidade no centro-oeste brasileiro, no estado de Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 300km de Campo Grande. Com apenas 20 e poucos anos de exploração do turismo, alguns dos inúmeros passeios ainda nem  foram descobertos ou tiveram permissão para começarem a funcionar. Já soube que 39 novos passeios estão prestes a serem abertos já que uma das fazendas acabou de ampliar seu espaço físico.
Pela 12º vez consecutiva Bonito é o vencedor na categoria “Melhor destino de ecoturismo do Prêmio Viagem & Turismo 2012/2013”. Desde a primeira edição, em 2001, a cidade mantém o título e segue invicta até hoje. O trunfo de Bonito é aliar ecoturismo e preservação ambiental.

Bonito é uma cidade simples de pessoas humildes, seus passeios são TODOS pagos, sim, pois ficam em fazendas privadas estruturadas para o ecoturismo, as chamadas RPPN (reserva particular de preservação natural). São criadas a partir da vontade de proprietário, que assume o compromisso de conservar a natureza, garantindo que a área seja protegida para sempre, mesmo em caso de venda.Uma vez RPPN,sempre RPPN, desta forma, por mais que venda a propriedade, o novo dono devera manter a mesma para turismo e estudos científicos.
As RPPNs são fiscalizadas pelo governo e precisam manter pelo menos 20% de mata nativa, além de terem querespeitar uma quantidade máxima de visitantes por dia – acredite, se os donos ultrapassarem a quantidade
estabelecida podem receber uma multa bastante alta, além de ficarem alguns dias fechados. As consequências realmente fazem com que eles respeitem as regras.
Deste modo, por se tratar de uma reserva ambiental, prepare seu bolso e reserve com antecedência os passeios, pois a demanda é alta.
Os preços são tabelados pelo governo, o que vai diferenciar de uma agência para outra é apenas a forma de pagamento, e só!

Além dos passeios, não pode esquecer da locomoção, no meu caso optei por carro locado (aproximadamente 90reais por dia km livre+ valor do caução que varia de uma operadora para outra), mas para se ter uma noção e não queira  carro locado: 80reais é o custo do transfer Campo Grande x Bonito (apenas ida), já os passeios em Bonito também tem seus valores, que variam de 50reais/dia (transporte compartilhado) a 150reais/dia (transporte privado – que  pode levar até 3pessoas e dividir esse valor entre os membros).

Rodamos aproximadamente 960km num Palio motor 1.0 usamos aproximadamente 2 tanques de combustivel o alcool estava 2,00 o litro. (Ponto de partida e chegada: Aeroporto Cpo Grande)
Estrada boa, mas sugiro ir durante o dia. Nao possui iluminaçao na estrada, contando apenas com o farol do carro e o aparecimento de animais na pista é frequente, exigindo uma atenção maior do condutor.

pra início de conversa, aqueles que vão com carro próprio ou locado, podem ficar despreocupados, pois a cidade eh muito bem sinalizada e o povo bastante disposto a dar informações

pra início de conversa, aqueles que vão com carro próprio ou locado, podem ficar despreocupados, pois a cidade eh muito bem sinalizada e o povo bastante disposto a dar informações

Bonito tem cerca de 70 guias que trabalham em diversas atrações da cidade. Para se tornar um guia é necessário ser morador da cidade por 2 anos e fazer mais um curso de 2 anos para se tornar guia regional. O curso de guia  nacional não serve. Depois disso, os novos guias são avaliados pelos guias mais antigos e passam a trabalhar nas atrações que mais gostam. Definitivamente é um trabalho sem rotina já que todo dia você pode ver um animal diferente e sempre conhecer pessoas novas de diferentes lugares.
Ao chegar nos passeios você logo percebe o amor que todos possuem por aquele pequeno, grande e incrível lugar.
Até mesmo aquelas pessoas mais urbanas se sentem mal se jogarem lixo no chão. Essa atividade é extremamente recriminada por todos os guias. Até mesmo cremes para o cabelo, protetor solar e repelente são proibidos dentro  dos rios por poluírem as nascentes. Não é à toa que a cidade é referência mundial em preservação ambiental.

Sobre hotel, lá possui varias opções, desde um simples hostel (com ótimas referencias, por sinal) até aos mais luxuosos; como eu disse, os passeios são todos pagos e eu pessoa simples, quero algo apenas confortável pra  recarregar as energias pro dia seguinte de modo econômico, então optamos pela Pousada Segredo (www.pousadasegredo.com.br), fica bem localizada a 100metros da Praça Piraputangas, no centro de Bonito. Se você fechar o pacote de passeios com eles (Agencia Tererê) ganha 10% de desconto na hospedagem, portanto, quarto para 3pessoas 117reais a diária (39,00 por pessoa/dia). Além de ofertarem preços atrativos, parcelam em até 4x no boleto, o que foi um grande fator decisivo, já que a maioria parcela no cartão de credito em até 3x.
Tal pousada, tristemente possui poucas tomadas (acredite: no nosso quarto, para 3 pessoas, apenas 2 tomadas existentes),e como carregar equipamentos eletrônicos sem tomada suficiente para todos? Tivemos que recorrer a  um T (benjamim, como é conhecido no RJ), encontramos facilmente, mas acredite se quiser, enquanto paga-se na media 1real, em Bonito esta simplesmente uma bagatela de 6,50. Sim! Então minha dica desde já, é levar um de casa, pois aqui os preços são super-potencializados, e a pousada não tinha para nos oferecer.

Ah, esteja preparado para a tão falada água de Bonito.Eu se fosse você ,não ousaria beber, apesar de ser potável.Ela é rica em calcário e pode dar uma desarranjada no intestino, além de não deixar o sabão fazer espuma e deixar o cabelo digno de dread em pouco tempo. Não há condicionador que resolva esse problema. Até a sua pele provavelmente ficará ressecada.

Bonito, respira cultura.  todos seus telefones públicos são revestidos com os animais típicos da regiao, há vários espalhados pela cidade, sua maior concentração eh na rua principal

Bonito, respira cultura.
todos seus telefones públicos são revestidos com os animais típicos da regiao, há vários espalhados pela cidade, sua maior concentração eh na rua principal

RELATO DE VIAGEM:
Mas vamos ao que interessa…senta que lá vem história.
E atenção, se você não gosta de natureza, esse definitivamente não é seu lugar.
– Dia 24/06 chegamos em Bonito
– Dia 25/06
Neste dia estava incluso a Gruta Lago Azul, tristemente, devido à condição climática (nublado e chuviscos) não pudemos realizar o evento, uma vez que sem a luminosidade solar, a evidencia azul do lago fica nula e pela chuva,
o caminho fica mais escorregadio do que já é. Realocamos para outro dia, devido o cancelamento da Fazenda rio do Peixe, incluímos a gruta neste dia. Relato na sequencia.

Gruta São Miguel (36,00)
Ela é linda, enorme, espetáculo da natureza. passeio de contemplação de 1h30. Contrario da Gruta Lago Azul, a mesma com ou sem chuva ocorre sem grandes problemas.
Antes de iniciar o passeio haviam 2 araras fazendo poses e tiramos ótimas fotos.
Para introduzir o passeio, é apresentado um vídeo, para que possamos compreender um pouco mais sobre o local e aumentar mais ainda a expectativa do evento.
O passeio é acompanhado pelo guia que está la para sanar todas as duvidas que surgirem, bem como, reforçar informações repassadas no vídeo anteriormente e passar algumas curiosidades do local.
A gruta em si, é formada por varias formações geológicas (estalactites, estalagmites…), tem diversos animais catalogados, dentre eles corujas, morcegos, insetos, e até ratos…
Um passeio agradável e que enche os olhos especialmente de professores de geografia (lembrei da minha época de ensino fundamental).
Para maiores informações acesse:
http://www.grutasdesaomiguel.com.br

Gruta Sao Miguel

Gruta Sao Miguel

Flutuação: Aquário Natural (120,00)
Embora neste dia estivesse chovendo, realizamos o evento mesmo assim, ele nada interfere na claridade da agua uma vez que trata-se de uma nascente.
O que pode prejudicar, é no caminho, pois passamos por uma curta trilha.
Também não interfere na temperatura da agua, pois indiferente das condições climáticas e estações do ano, a mesma é estável, variando de 21 a 23graus. Tal informação é valida para as demais flutuações.
Mas falando sobre o passeio em si: assim como todos, é acompanhado por uma guia, no qual no caminho ela nos orienta em como realizar o passeio (procedimento super fácil, sem grande esforço), fala sobre a vegetação do local, passa maiores curiosidades e responde todos nossos questionamentos sem nenhum problema.
Logo no inicio você vê o fenômeno da ressurgência – os geólogos, biólogos e estudiosos que me perdoem. Vou reproduzir conforme me falaram – que é quando a água passa por falhas da rocha e desemboca no meio do Rio,  parecendo bastante com um vulcão de areia.
Como o próprio nome já diz, você se sente num aquário, há diversas espécies de peixes, porem o mais frequente é as piraputangas (peixe bem típico da região), engraçado que os peixes não se espantam com sua presença, muito  pelo contrario, eles se aproximam, segundo a guia, isso ocorre pois os mesmos tem curiosidade neste “objeto estranho no seu habitat”, mas não atacam, nem corre perigo, e é muito agradável, até os peixes são bem receptivos  e lhes deixam bem a vontade em “sua casa”.

Há fotógrafos que realizam fotos e vídeo do grupo com suas câmeras mega profissionais, no fim, eles cobram um valor de 60reais, no qual com o cd você pode dividir entre os seus amigos que também realizam o evento contigo.

Nele consta as fotos do grupo, o vídeo da flutuação e um vídeo de introdução do local. Mesmo que você possua câmera aquática, compensa comprar, pois o resultado é maravilhoso, um ótimo registro.
Não deixe de realizar este passeio. Se eu fosse o cantor Fagner especialmente, iria realiza-lo e mudar a letra daquela musica “quem me dera ser um peixe, para em seu límpido aquário mergulhar…”
Para maiores informações acesse:
http://www.aquarionatural.com.br/

Aquario Natural

Aquario Natural

Fabrica de Cachaça Taboa (25,00)
A recepção do passeio é feita em uma réplica do Taboa Bar de 1996, pois foi aí que nasceu a mistura e cachaça, mel, canela e guaraná em pó, e também onde será feita a degustação da Taboa e suas variações. Todo o percurso é  feito por passarelas cobertas, com decks em madeira dereflorestamento, Na fábrica são reutilizadas mais de 3 mil garrafas na decoração. O visitante conhecerá a oficina onde a taboa é trabalhada, verá o processo de secagem,
corte e manuseio da fibra. Na próxima etapa o visitante visualiza nosso mini alambique e explicação sobre a produção da cachaça. Finalizamos o passeiona boutique, onde são comercializados a Taboa e produtos com a  marca. Importante: A cachaça utilizada pela Taboa não é produzida no local da visitação, mas sim artesanalmente por pequenos produtores regionais.
A guia explica toda a historia desta famosa bebida na cidade de Bonito, que nada mais é quando em 1996 a proprietária Andrea, abriu um bar no centro da cidade para reunir os amigos. A mesma é apaixonada por chás, e  foi misturando com cachaça e perguntava a seus amigos/frequentadores se “Ta Boa”, com isso originou o nome da bebida. Ao passar do tempo, soube que existia uma planta com esse nome que originou a embalagem da garrafa.
Alem da historia, demonstração das ervas utilizadas na bebida, a guia nos convida para realizar uma peça em argila, no qual você faz algo criativo, esta peça sera fixada na parede da “fabrica” após secar, há varias deles la. Na  sequencia e tao esperada, chega a degustação livre da bebida com seus diversos sabores. A que mais gostei foi de Banana e a de Canela.
La possui a loja, com vários produtos, dentre eles lembrancinhas, é possível levar uma amostra da bebida, tem vários tamanhos, os preços variam de 10 a 60 reais.
A propósito, a Taboa leva mel, canela, guaraná em pó. E, à noite, no bar de Andréa Fontoura, que inventou a mistura, tem música ao vivo. Um bom fecho para o primeiro dia – só não se anime muito, pois em Bonito é preciso  acordar cedo.
Para maiores informações acesse:
http://www.taboa.com.br/

Taboa

Taboa

– Dia 26/06
Flutuação: Rio da Prata (150,00 com almoço)
Na verdade a fazenda não fica em Bonito, fica numa cidade chamada Jardim a aproximadamente 50km.
O passeio é bastante agradável e longo. Dizem que é a melhor flutuação de todas. Já fica aqui minha dica. Se você quiser ver animais, esse é o melhor. Por diversas vezes, vimos o famoso Dourado (que peixe enorme), Pacu,  Piraputangas, dentre outros.
A Fazenda possui um ótimo receptivo, oferecem um excelente almoço com sobremesas bem caseiras e dignas de bis.
Ah, e não é qualquer lugar que temos como companhia o verdadeiro papagaio almoçando conosco na mesa.
Deixe-me explicar direito: você está almoçando normalmente e de repente a contragosto do dono da propriedade, eles pousam ao seu lado na mesa/banco pra fazer graça, eles comem na nossa mao, caso você não dê muita  atenção ele “rouba” o alimento do seu prato e fica competindo contigo, impossível se encantar com tamanha formosura.

Fazenda Rio da Prata

Fazenda Rio da Prata

No local em si, há diversas espécies de aves, que ficam soltas na região, araras, papagaios, tucanos…
Para maiores informações acesse:
http://www.riodaprata.com.br

Flutuação Rio da Prata

Flutuação Rio da Prata

Contemplação: Buraco das Araras (38,00)
O Buraco das Araras é uma dolina de 124m de profundidade e 160m de diâmetro, localizada na Fazenda Alegria e que hoje se consolidou como um local para contemplação de aves, principalmente as Araras Vermelhas que são a maioria na região.
Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação e que serve de habitat natural para as Araras Vermelhas que constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão espetáculos de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um  lado para o outro da cratera, produzindo seus sons característicos.
É bem difícil conseguir tirar fotos, pois elas passam voando muito rápido e é preciso ter uma bom zoom na câmera.
A história do Buraco das Araras é muito curiosa: Assim que Senhor Modesto Sampaio (proprietário da Fazenda e responsável por transformar este local próprio para o Ecoturismo) comprou a Fazenda, e descobriu que havia um  enorme buraco no meio dela, a notícia não foi tão boa, pois eles tiveram que cercar todo o local pra evitar que o gado caísse. Com o tempo o local também foi atraindo a curiosidade de pessoas, nem sempre para apreciar a beleza  das aves que lá viviam, mas também com outros propósitos como treinar tiros, soltar fogos e demais outras atividades que ameaçaram o local e fez com que as aves fossem espantadas de la.
Os soldados do exercito, treinavam tiros e rapel no local, muitas das vezes, vandalizava o mesmo, escrevendo seus nomes na parede do buraco, de modo querer demonstrar seu ato de coragem, e ao ser descoberto pelo seu  superior, o mesmo obrigava descer e limpar os nomes la escritos. Ainda da pra ver algumas escritas (Manoel, pelo jeito era o cara, pois há varias vezes ele la).
Com o tempo o Senhor Modesto e sua família conseguiram reestabelecer a organização no local, assim como a fauna e flora, recuperando o ambiente e atraindo novamente as araras vermelhas.
A pratica do rapel foi proibida, pois suas perfurações afetavam os ninhos das araras e consequentemente, afastava as mesmas que com tanto custo está sendo conquistada pelo dono.
Quando foi assumida pelo dono, foram feito limpezas do local, encontraram diversas coisas estranhas, tipo: 26 esqueletos, corpos em decomposição, diversos carros (hoje ainda possui uma Brasilia Branca, não foi possível  retira-la),etc…
O buraco tem um lagolaa em baixoo, que possuem um casal de jacaré de papo amarelo, não se sabe a origem deles terem aparecido no local, acredita-se que caíram, mas há vários outros rumores e lendas urbanas a respeito.
Os propritarios não realizam nenhum tipo de alimentação aos animais, inclusive aos jacarés, desta forma, sabe-se que o casal de jacarés ao terem seus filhotes, eles se alimentam dos mesmos, um modo de sobrevivência, com o passar do tempo, já é previsto que os filhos irão comer os pais e assim o ciclo continua.
Recentemente surgiu uma sucuri no local, acredita-se que a mesma também caiu. Aproximadamente 1 mês atrás, o buraco das araras teve um grande fluxo de visitantes, pois a sucuri ficou encarando o jacaré, esperando o  momento para dar o bote, e vice e versa, ficaram 3 dias neste “namoro” e não sabemos ao certo o que houve com a cobra. Ou sumiu, ou foi alimentada pelo jacaré, pois dificilmente ele perde esta briga.

Para maiores informações:
http://www.buracodasararas.com.br

Buraco das Araras

Buraco das Araras

– Dia 27/06
Fazenda Rio do Peixe (125,00 com almoço)
Tristemente, devido à condição climática (nublado e chuviscos) não pudemos realizar o evento, devido nosso interesse tentamos negociar, uma vez que não teríamos interesse no mergulho dos rios e cachoeiras, apenas a  contemplação, interação com os animais e degustar o famoso almoço, mas ainda assim o dono não aceitou, digam que o mesmo é bastante sistemático nesse sentido: “ou faz todos os passeios, ou não faz nenhum”, foi a resposta  que ouvimos. Nem tiramos a razão dele, pois deseja que o turista saia com boa imagem de sua fazenda usufruindo de todos seus atrativo.
Também não conseguimos alocar em outro dia, pois iriamos embora no dia seguinte cedo.
Como na terça feira nosso passeio na Gruta foi cancelado, incluímos o mesmo neste dia.
O valor foi ressarcido e em breve retornaremos a Bonito para realizar este e outros tantos passeios (há vários).

Contemplação: Gruta Lago Azul (36,00)
Os passeios acontecem das 7h00 da manhã até as 14h00, devido à segurança.
O limite atual é de 305 pessoas por dia, divididas em grupos de 15 pessoas, sempre acompanhadas por guias. É um dos passeios mais disputados de Bonito e convém reservar sempre com antecedência para não se frustrar caso  não tenha vagas.
A trilha inicial é bem fácil, cerca de 300 metros até as primeiras escadas que levam a entrada da gruta. Essa primeira parte foi fácil, pois mesmo chovendo, era plana e sem qualquer obstáculo. Assim que chegamos às  escadas, a situação já necessitava um maior cuidado, pois os degraus estavam bem escorregadios e em curva, sendo assim era necessárias paciência e atenção. Assim que chegamos à parte coberta, onde se iniciaria o trecho de descida dentro da própria gruta com degraus escavados em terra, achei que seria mais fácil, mas lá dentro era bem úmido e a falta de luz dificultava também, então foi preciso manter o mesmo ritmo devagar.
Dizem que a descida equivale a 12 andares de um prédio. Se é verdade eu não sei, mas que é longa é mesmo! Lá da pontinha da escada já dava para enxergar um pequeno lago azul ao fundo. Sinal de que ainda faltava descer  bastante para estar frente a frente com ele. Há cordas indicando o caminho pela trilha e também para evitar que alguém ande e escorregue em um local frágil. Paramos em diversos momentos para observar a imensidão do Lago  Azul que ficava cada vez mais perto. Outra coisa que chamou também minha atenção, era a geologia da caverna, as estalactites e estalagmites por todo o caminho. Talvez quem tenha pavor a lugares fechados, se sinta meio mal, eu  tenho tendência a isso, mas não tive problema, a algum, pois quanto mais descia, mais fascinada ficava com a beleza do lago que aproximava
Na verdade não é bem um lago, é um rio subterrâneo e há muitas histórias a seu respeito. Não é permitido entrar, nadar ou jogar qualquer objeto no lago. Sua profundidade é desconhecida e dizem que muitas coisas no mínimo  intrigantes foram encontradas por lá, como uma espécie de camarão albino, fósseis de preguiça gigante e até de um tigre de dente de sabre.

Fotos: Arrumem a configuração da máquina fotográfica, tirem o flash e aumentem o ISO , as fotos com flash não conseguem capturar o azul da água na distância em que ficamos… o ISO é para as fotos não ficarem muito  escuras, mas não aumente demais para não ficarem esbranquiçadas. Caso vc não saiba mexer na configuração da máquina, peça para o guia, ele que nos passou essas dicas pra garantir boas fotos dentro da gruta. Se ainda assim  não conseguir registrar esse momento, os guias possuem câmera apropriada para esse evento, mas cobram uma “bagatela” de 10reais por foto.
Enfim… Esse lugar é quase surreal. Dá pra esfregar os olhos e achar que não é possível algo no mundo tão bonito assim.
Não adianta ver só as fotos ou achar que toda gruta é igual, só entrando nela para sentir toda aquela esplêndida energia e beleza singular. Nenhuma foto consegue retratar o que vemos ali diante de nossos olhos e o quão  pequenos somos diante das belezas desta terra.

PASSEIO OBRIGATORIAMENTE IMPERDÍVEL.

Gruta Lagoa Azul

Gruta Lagoa Azul

Projeto Jiboia (25,00)
Este projeto ocorre diariamente as 19h e fica no centro de Bonito, o idealizador Henrique morou anos na australia e tinha contato direto com esses animais, resolveu trazer uma palestra de conscientização para as pessoas.
Em todo momento ele está com uma cobra “pendurada em seu pescoço” e neste momento você já vai criando coragem em se aproximar mais ainda dela.
Eu sinceramente não tenho medo, mas os meninos que estavam comigo, estavam bem receosos, portanto a palestra foi interessante para quebrar paradigmas.
No geral ele passa orientações, historias, curiosidades sobre a cobra. Bastante interessante. Mas caso queira ir neste passeio, sugiro incluir ele no primeiro dia, pois em Bonito é um ambiente bem sugestivo para aparecer esses animais.
Enfim…apos um bate papo ele convida um por um para tirar fotos com a cobra. Neste dia ele estava com o Patamar, uma jiboia de 10 anos macho, ele tem 1,60metros. Um fofo!!

http://www.projetojiboia.com.br/

projeto Jiboia

projeto Jiboia

Onde Comer?
Bonito há um leque bem grande de restaurantes, pelo que pesquisei apresentam relativamente o mesmo preço. De um modo geral não deixe de comer Carne de Jacare (a porção para 2 pessoas é aproximadamente 75reais) e tem também o X-Jacare do Vicio da Gula que é formidável (22,90).
Não se surpreenda se alguém te abordar oferecendo bombons, esta é a Dona Margarida, ela vende vários bombons com frutas típicas da região, experimentei o de Jaracatiá, que nada mais é que uma raiz e o sabor é bem  semelhante a coco, o valor é 4,00.

Voltei com a certeza de que hoje respeito mais ainda a natureza e sabendo como é difícil fazer isso morando onde eu moro. Com um pouco da percepção que aqui ninguém se importa tanto com a natureza, afinal de contas  existem problemas piores para serem resolvidos. Bonito é um lugar seguro, rico, natural, preservado e acima de tudo encantador. Um banho de aprendizado para quem quiser se render aos encantos da natureza. Bonito é de fato um lugar incrível que foto nenhuma consegue transmitir justamente.

Outras Informações:
Pousada Segredo
Rua 24 de Fevereiro, 2079 – Centro – Bonito –MS
reservas@pousadasegredo.com.br
Tels: 67 32551872 / Vivo: 67 9659-4828 / Oi: 67 8442-4828 / Claro: 67 9125-3892 / Tim: 67 8141-4062

OBS:
-Fuso horário: 1 hora menos em relação ao horário de Brasília
-Em Bonito não tem Banco 24 hs, somente com Banco Brasil e Bradesco, a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de credito/debito
-Tensao elétrica: 110v

http://www.mochileiros.com/e-bonito-e-bonito-e-e-bonito-bonito-ms-t83989.html#p857478

Relato Bonito em PDF

Anúncios

Um comentário sobre “É Bonito, é bonito, eu sei! – Bonito, MS – 24 a 28 Junho 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s