20 Dicas sobre Carnaval em Recife x Olinda PE

Sei que terão pernambucanos ou frequentadores assíduos de tal evento que vão me amar/odiar com o relato abaixo.
No entanto achei pertinente expor minhas impressões sobre o carnaval 2014 que passei em tal localidade.

Já que eu fui te conto…Como foi o carnaval em Recife/Olinda – PE?
Para quem se interessa, segue dicas para o próximo carnaval::

002

1 Pra inicio de conversa: fomos assaltados no Galo da Madrugada (Recife), portanto, tome cuidado, não ostente seus pertences e preferencialmente evite leva-los para a folia.
é seguro e confortável!

2 Falar que o Galo da Madrugada é o “maior bloco carnavalesco do mundo”, concordo parcialmente…entretanto é fato :: ha muita gente! (e olha q eu conheço o carnaval carioca ein)

3 Pode se dizer que o publico do Galo é dividido da seguinte forma: 80% turistas (nacionais e internacionais) + 15% Marginais (assaltantes e brigões) + 5% moradores de Recife e Região. (boa parte deles estão em Olinda por conhecer a fama)

4 Pensávamos que o Galo “andava” pelas ruas, mas não! Ele é fixo!! Não nao e não, você não está bêbado, o Galo gira!

Galo da Madrugada

Galo da Madrugada

5 Muitos blocos passam nas ruas, no entanto, o repertório é o mesmo: Basicamente haviam 3 musicas – o tal do “lepo lepo”, “mas que calor o o o” e o hino do Galo do Alceu Valença. Haha.
Em geral, antes do carnaval, procure saber algumas musicas chicletes (essas que grudam como o tal do “lepo lepo”), Frevo e Maracatu/ Mangue Beat (escutar Nação Zumbi é classico)

 

6 Evite andar de chinelo nos blocos, pois o índice de vc arrebentar é altíssimo, ficar descalço no chão quente e sujo é muito looser!

7 Fantasias: seja criativo! Chega ser cafona se vc não estiver com algum tipo de acessório.

8 Muito protetor solar! Meninas, vão com biquini para aproveitar e pegar um bronze.

9 Na praia da Boa Viagem/Recife, é famoso o ataque de tubarão, fiz as contas de 1992 até 2013 foram 59 ataques, uma media de 2 por ano.
Há diversas placas indicativas e as pessoas locais procuram orientar os turistas também. No entanto, é possível banhar-se na praia, desde que a maré esteja baixa e fique antes dos corais, com agua na cintura.
É arriscado? Sim! Ainda mais que aquela agua além de quente (comparada as aguas aqui do sul) é super linda e chamativa.

Boa Viagem/Recife

Boa Viagem/Recife

10 Pode ser que eu esteja com uma impressão errada devido a fatalidade do Galo, mas particularmente AMEI o carnaval de Olinda, achei muito mais seguro inclusive.

004

11 A pergunta que não quer calar:: “como os manipuladores dos bonecos de Olinda, suportam o calor?” Nem eu sei! Mas são super animados e não perdem o rebolado, descem e sobem as ladeiras numa boa e na maior empolgação.

005

12 Chegando em Olinda, suba a ladeira mais alto que você ver, ela chama-se Alto da Sé, é cansativo? Sim e bastante, ainda mais para quem está numa rotina carnavalesca, mas vale a pena, chegando la em cima vc vai compreender o que estou falando.

006

13 “Casa de Carnaval” é o nome que se dá a casas que são alugadas para os foliões, muito delas ficam nas ruas/ladeiras onde os blocos passam, é semelhante a hostel. Tem suas vantagens, pois paga-se um preço relativamente alto, porem tem open bar, no entanto leve seu colchão e demais roupas de cama. Para quem vai sozinho, é uma ótima opção para interagir com pessoas do mundo todo.

14 é normal você ser abordado por vendedores (especialmente na praia) oferecendo o Caldinho, degustei de camarão, feijão e sururu. Particularmente gostei muito do sururu, mas estranhamente que todos vem com alguns pedaços de comida, muitos ate Torresmo, ou seja, não é tao caldinho assim. Custa na faixa de 3/4reais.

15 Para quem é do sul, vai perceber que as coisas são realmente baratas la, ainda mais quando se pensa em carnaval/alta temporada. Era possível comprar cerveja por 1,50 a lata ou 3/4reais o latão. Não espere que a mesma venha estupidamente gelada, pois embora esteja mergulhada no gelo, Pernambuco é muito quente fazendo a cerveja esquentar rapidamente, dica:: beba o mais rápido possível, evite dengue!

007

16 Papangus, são os mascarados do carnaval pernambucano. É bem típico. Você pode tirar foto com eles numa boa, mas não estranhe se eles te pedirem algumas moedas, é até cultural isso. Inclusive o local mais comum e tradicional de encontra-los é na cidade de Bezerros que fica a 100km de Recife, a dica mastercard é o tradicional carnaval de Domingo.

008

17 Ficar em camarote é melhor? Depende…você está disposto a pagar 200/300 reais por camarote? Ok ok ok é open bar e tende (vou deixar em caixa alta pra vc entender melhor:: TENDEEE) a ser mais seguro, no entanto, o carnaval na Pipoca (nome chamado aqueles que estão no meio do povo, fora do camarote) também é divertido, corre o risco de ser assaltado como fomos e de comprar cerveja aleatoriamente, mas poupamos os 200/300reais por pessoa hehe.

18 Assistir às centenas de shows disponíveis. Tudo de graça. Esse ano no Marco Zero tivemos ilustre retorno da Naçao Zumbi (épico) e demais outros shows.

19 Assim como grandes carnavais, a fila do banheiro é imensa! E para entrar no banheiro dos bares ao redor é cobrado um valor simbólico de 2/3reais.

20 Não se preocupe se você não tem companhia, vá passar o carnaval em Pernambuco, é um povo muito simpático, solícito e de fácil amizade. Basta dar um sorriso e eles vao te puxar pra conversar.

Bom carnaval pra vocês!

Que preguiçaa

Que preguiçaa

http://www.mochileiros.com/20-dicas-sobre-carnaval-em-recife-x-olinda-pe-t93255.html

Anúncios

5 comentários sobre “20 Dicas sobre Carnaval em Recife x Olinda PE

  1. Olá Nathália tudo bem? Sou de Recife e na época de solteira adorava o carnaval de Olinda e odiava o Galo, fui uma vez pra nunca mais.. Tudo o que vc falou é verdade, na praia de Boa Viagem quando a maré está baixa não tem perigo de tubarão, é lógico, ficando antes dos corais, pode tomar banho a vontade.. Vc foi em Porto de Galinhas?

    Agora é minha vez de conhecer sua cidade, vou passar 3 dias com meu marido e filho pequeno, nunca peguei frio, estou com um medo…

    Alguma dica pra ,e dar? bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s