Não Conta Lá em Casa

Pelos corredores da faculdade que estudo e observando o mural de noticias, observo o seguinte cartaz e o convite no site da instituição Palestra “Não conta na aula” no UNICURITIBA:

Palestra: Não Conta na Aula

Palestra: Não Conta na Aula

Meu deus!! Não acredito, Andre Fran, aquele cara da TV, do Livro, das Viagens e dos Perrengues mais doidos estaria na minha faculdade palestrando.

Fatalmente não poderia perder tal evento e compartilhar com vcs minha experiência…

Mas se você não conhece, eis que eu os apresento:

André Fran Pires (Fran) (@franontheroad) juntamente com mais 3 amigos – Felipe Melo (UFO) (@felipeufo), Bruno Amaral (Pesca) e Leonardo Campos (Leondre) – decidem ir para o “desconhecido e curioso”, os destinos menos procurados são os mais atrativos para eles, mostram aquilo que banners de agencia de turismo nunca irá ousar em mostrar ou vender, ou que por algum motivo (especialmente de segurança) as pessoas se rejeitariam conhecer.
Tais como, Afeganistão, Irã, Iraque, Somalia, Etiopia, Coreia do Norte, Japão…

Tudo começou com o um documentário filmado na Indonésia pós-tsunami chamado Indo.doc
Para quem não lembra da tragédia, foi aquele ocorrido final de 2004 que após um grande abalo sísmico deu origem a uma enorme onda – tsunami – que levou à sua frente tudo o que encontrou, diversas mortes e ate mesmo cidades desapareceram, ou seja, nada resistiu!
Barcos que pesam toneladas foram arrastados para dentro da ilha, árvores foram arrancadas, casas foram destruídas, montanhas costeiras foram alteradas e até a alteração da linha costeira devido ao abalo sísmico que modificou a morfologia do terreno.

Inicialmente os amigos cariocas que frequentemente se encontravam no Leblon combinavam uma surf trip pelas ondas e praia paradisíaca da Indonésia, mas com o episódio acima relatado, mudanças nos planos ocorreram: poderiam eles solicitar reembolso de todas suas reservas e desistir da viagem, mas não! Eles sequenciam com a viagem mudando somente o foco, fariam um documentário demonstrando toda a realidade dos que sofreram durante a catástrofe e a ajuda prestada pela comunidade surfista à população, mas sobretudo, o que mais chama atenção é o sorriso no rosto daqueles que perderam tudo, mas não desistiram de viver e reconstruir sua vida.

O documentário tem duração de 72minutos e foi feito de modo bem independente.
Vejam o trailer em:

Foi com esse material que os meninos bateram de porta em porta nas emissoras televisivas querendo divulgar seu trabalho e sequenciar com a ideia transformadora.
Desta forma em 2009 a Multishow exibiu o então programa chamado “Não Conta la em Casa”,afinal, os destinos que eles iam, deixariam qualquer mãe/namorada/esposa (etc…) preocupada e aflita hehe

O programa trata-se de reality show transmitido às quartas-feiras, às 22:00. Já consta com 6 temporadas, onde o 7º já está em edição e será transmitido dia 09/11/2014.

Em tese, é um programa sobre viagens, mas a lógica é totalmente diferente.
As viagens são realizadas pelos amigos corajosos (e diria que até mesmo curiosos), em que transformam suas viagens em verdadeiras matérias jornalísticas, repletas de imagens, entrevistas e depoimentos. O objetivo é realmente revelar um outro lado de países que se encontram em situação de constante conflito, fechados para o mundo.

Na palestra em que estive presente, André Fran, foi muito feliz em citar que: “O programa NCLC é uma ferramenta para quebrar preconceitos, derrubar paradigmas e, por que não?, tentar fazer desse um mundo melhor. Somos muito curiosos, interessados e preferimos descobrir a história com nossos próprios olhos. Queremos viajar o mundo e tentar, mesmo que minimamente, fazer uma diferença positiva pelos lugares que passamos”.

Para isso fazem o famoso e conhecido “jeitinho brasileiro” nas alfandegas para despistar os vistos de “jornalistas” que o garantem maior conforto e segurança, mostram a realidade nua e crua que demais canais televisivos não mostram ou não tem acesso. Com isso, fazem questão em se hospedar em albergues (e porque não dormir em espaços mais abertos), pedem dinheiro emprestado, pois nem sempre conseguem um cambio para trocar suas moedas e se sujeitam a passar por todas as dificuldades que os moradores locais passam, sem nenhum tipo de frescura ou favoritismo.

Seria cômico se não fosse trágico, mas André Fran revela que seu roteiro teve como guia turístico Jorge Bush, onde ele dizia que tinha terrorismo/guerra/inimigos esses 4 amigos doidos iam conhecer.

Vale ressaltar que eles ganharam alguns prêmios também, dos quais destaco: Melhor Reality Show (Prêmio Monet), 2° Melhor Programa da TV Fechada (Revista da TV- O Globo), Festival Input TV (Hungria).

Dessas aventuras, em 20013 foi lançado o Livro do mesmo nome, pela editora Record, que é um sequenciamento dos projetos do documentário e do programa. (link e-book ao fim do post)

Desde então, palestras de nome “Não conta la na aula” (http://base1.tv/palestras/) tem sido realizadas, onde permite o contato do seu publico com os membros do projeto “Não Conta…”.

Palestra

Palestra

São abordados temas culturais, políticas, sociais, econômicas e outras curiosidades dos países que visitaram.
Há uma adaptação dos assuntos de acordo com o publico alvo, já que tais palestras são feitas em grande parte das vezes nas diversas universidades espalhadas pelo Brasil, com seus variáveis cursos,sejam eles turmas de jornalismo, relações internacionais, administração, cinema…

Tambem é apresentado um pequeno trailer para aqueles que nao conhecem sobre o projeto

A palestra teve uma duração de 3h, com a presença do André que relatou diversas coisas e permitiu disponibilizar um tempo para “perguntas e respostas”.

Antes mesmo da palestra começar, tive meu momento “tiete”, já que conhecia o trabalho dele e realmente foi uma pena não ter levado meu livro para autografo.
Aproveitei o momento para lhe fazer algumas perguntas e parabenizar pelo incrível trabalho.
Gostaria de divulgar um dos meus questionamentos, que me fez admira-lo mais e evidenciou o quão incrível é a ideologia desses caras:

Eu (jornalista frustrada) pergunto:
– Nessas suas viagens ao desconhecido e “desinteressante” (aos olhos de muitos), qual seu conceito de marketing e turismo?
– Pessoas!
Responde sucintamente Andre Fran, que depois complementa que agencia de turismo nenhuma vai mostrar as belezas das pessoas que vivem num pais pobre. Taj Mahal é uma das 7 Maravilhas do mundo, mas mal sabem que atrás dele vive um lixão a céu aberto, onde há pessoas incríveis, com ótimas experiências, culturas e historias a nos repassar.

Prazer…este é Andre Fran, autor, apresentador e mochileiro do programa (e também livro) “Não conta la em casa”. Imensurável prazer!

Andre Fran e Nathalia

Andre Fran e Nathalia

Links interessantes:

Videos: Vídeos – Não conta lá em casa | globo.tv

Facebook: Não Conta lá em Casa | Facebook

Blog Andre Fran/Fran on the Road: Multishow – Fran on the Road

E book: Não Conta  em Casa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s