Castelo Ra Tim Bum: A Exposição

Confesso que nunca tive um gosto refinado para museu e exposição, mas assim que soube do Castelo Rá-tim-bum, logo me animei e não precisou de muito esforço para me convencer a aceitar o convite.
Atualmente a exposição encontra-se no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo e devido seu grande sucesso, há planos de expandir para demais cidades, dentre elas Curitiba (Petição pede exposição do Castelo Rá-Tim-Bum em Curitiba).
Ainda assim, ansiosa do jeito que sou, estive presente em Sp no ultimo final de semana (4,5,6 out 2014) para prestigiar o evento.

Castelo - 002

Castelo Rá-tim-bum: A Exposição

Para comemorar os 20 anos do programa que marcou a geração infantil dos meados de 1980/90, o MIS  Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição surgiu com a proposta de recriar os cenários do Castelo Rá-tim-bum, convidando seus telespectadores a vivenciar aquele mundo de magia “ao vivo e a cores”, coisa que ficou retido por 20 anos na imaginação fértil de uma criança.

A exposição iniciou em 16 julho e já obteve diversas prorrogações para atender a grande demanda. A ultima data divulgada pelo museu foi até 16nov 2014. Portanto, para quem é de São Paulo ainda há tempo!

A compra dos ingressos online tem sido realizadas pelo site Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição – Ingresso Rápido, que bem dizer não foi nada rápido, haja vista que por uma grande insistência consegui garantir meus vouchers após 2h de tentativa. É bem serio, a demanda está alta!!

Ingressos

Ingressos

Há um limite de visitantes por dia e é indicado chegar cedo para evitar fila, também é perceptível ver algumas pessoas saindo decepcionadas do local, por não ter conseguido os tais ingressos na bilheteria (não vi nenhum cambista também).

Mas senta que la vem historia… dia 04/10 as 14h la estava eu na fila para ter um mergulho de lembranças inesquecíveis em que o MIS, junto com a Fundação Padre Anchieta, estava proporcionando, recriando o castelo dentro do museu.

Castelo - 003

Plift, ploft, still, a porta se abriu!

Pequenos grupos são formados e liberados aos poucos para conhecer as instalações, portanto, não tive problemas com tumulto.
A visita é guiada por setas e não se pode retornar, logo, se você foi para o próximo cenário, não poderá voltar no anterior, diante disso, esteja ciente que se contentou com o ambiente, tirou muitas fotos e passou para a “próxima fase”.

Enquanto isso, no lustre do castelo...

Enquanto isso, no lustre do castelo…

Para passar pro próximo cenário, cortinas criando um ambiente misterioso estão expostas e sempre abre-se um sorriso pela surpresa daquele novo ambiente, a originalidade das peças (dos quais muitas são originais) e aquela nostálgica lembrança de uma época muito boa de sua vida – ahh doce infância!

Castelo - 041

Gato Pintado

Assim como qualquer museu aqui não é diferente: não pode entrar com bolsas e para isso um guarda volume está a disposição. Pode tirar foto a vontade, desde que as mesmas não estejam com flash, filmagens não são permitidas pelos direitos autorais.
Por falar em foto, leve a melhor câmera que puder, desde que a mesma esteja com a bateria cheia, pois vc vai precisar! Devido a impossibilidade do flash, alguns ambientes sem iluminação necessita de uma certo uso do ISO, tais como o quarto da Morgana e do esgoto com o Godofredo/Mau.

Percebe-se que minhas fotos não estão la essas coisas ne? Pois é…
Ainda assim, vou me ater a não expor muito para que a surpresa não estrague.

Castelo - 133

Morgana

Enfim… você vai se encantar com tanta coisa especial e tantos detalhes.
Tem a biblioteca, a cozinha, o quarto do Nino – com aquela passagem secreta giratória, tem a sala de música, o quarto da Morgana, o laboratório do Tibio e Perônio, a árvore da Celeste, o lustre do castelo, o ninho com os passarinhos e muito, muito mais.

Castelo - 069

Fiquei na exposição por cerca de 1 ou 2h, sei la, me perdi no tempo e ele passou rapidamente. Me diverti com os cenários, personagens e até mesmo algumas reportagens da época evidenciando o sucesso que foi tal programa.

Castelo - 027
Também é nítido que o mesmo alcançou diversas idades, mas obviamente seu publico alvo era o infantil, que hoje , já adultos levam seus filhos para mostrar aquilo que assistiam quando tinham determinada idade.
Achei engraçado ver crianças com medo do Godofredo e do Mau, enquanto seus pais estavam com olhos brilhando lembrando que no fundo o Mau tem um coração mole, embora tenha uma “gargalhada fatal”.

Castelo - 061

Godofredo

A exposição conta com diversas curiosidades, é possivel visualizar roteiros originais, fotos dos bastidores e interagir com os personagens.

Castelo - 165

Se você me perguntar: “Por que conhecer o Castelo Rá-tim-bum?” eu diria “Porque sim!”, mas Telekid viria atrás para responder-lhe (Porque sim, não é resposta), entretanto, ele convida para lhe mostrar o castelo e tentar encontrar alguma resposta plausível, haja vista que os motivos são numerosos.

Castelo - 086

Telekid

Se vier a Curitiba, eu retorno na exposição!

O ingresso está custando R$20 e R$10 a meia-entrada. O museu funciona das 11h30 às 21h nos dias de semana. Do 12h às 22h aos sábados e das 10h às 20h aos domingos e feriados.
O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa.

Mais fotos:

Castelo - 151

Passarinho…que som é esse?

Castelo - 095a

Biba, Pedro e Zeca

Castelo - 076

Etevaldo

Castelo - 054

Tap e Flap

Castelo - 048

Tíbio e Perônio

Castelo - 014

A cobra Celeste

Castelo - 106

Para conhecer um pouco mais do Castelo, acesse o link: Castelo RáTimBum! – TV Cultura

E a incrível descrição do Arthur Castelo Rá-Tim-Bum: Porque tudo pode ter um pouco de vida

Anúncios

4 comentários sobre “Castelo Ra Tim Bum: A Exposição

  1. Lindo né? Também amei!!! Tem mais um lugar que fica perto do museu e que também é muito bom conhecer: A casa onde foi gravado o seriado Mundo da Lua, foi muito bom conhecer mais esse espaço! Adorei seu relato bem fiel (principalmente a parte da compra dos ingressos online-demorei 4 horas para conseguir os meus!). Mas valeu muiiiittoooo a pena!!!

    • Demais! Acho bacana essa exposição para valorizar a nossa capacidade, uma vez que o programa É BRASILEIRO! Muitas coisas aprendi assistindo esse programa e boas lembranças tive ao presenciar a exposição. Todos que conheço que foram, falam muito bem, e não é a toa, pois está sensacional! Parabens aos produtores e toda a equipe!!

  2. Pingback: O que fazer em São Paulo? | Ná Feliz Cidade

  3. Pingback: Meu amor por São Paulo | Ná Feliz Cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s