O que pode parecer um rompimento de um namoro/casamento, para um mochileiro isso soa como um namoro a distância e é o que vivo ultimamente. São muitas idas e vindas no aeroporto/rodoviária e ultimamente minha coleção tem sido os tickets dessas passagens, vou fazer um quadro um dia! hehe
Conforme relatei (e prometi) no ultimo post 1 Ano de Namoro (à distancia), eis que relato um pouco dessa minha experiência, incentivo aos que vivem na mesma situação e que é sim possível quando realmente se gosta.
Nem todos acreditam em namoro à distância. Verdade tem que ser dita: Ficar longe de quem ama não é nada fácil!!. Mas dependendo das expectativas de cada um quanto ao relacionamento, ele pode ou não dar certo, e com certeza, a distancia será o menor problema nesse caso.
Embora esse tipo de relação fuja dos moldes de namoro com que estamos acostumados, muitos conseguem conciliar a distância com a sua rotina.
A frase que sempre utilizo e muito inspira: é que quando se gosta, dá-se um jeito para tudo.
Obviamente que nem sempre é tao simples e se você busca alguma receita magica para driblar a saudade, pode parar por aqui, porque realmente não encontrei, alias… se achar, me avise!
Para quem não sabe, namoro o Pedro a um pouco mais de 1 ano, ele mora em São Paulo e eu em Curitiba. Ok Ok Ok são duas capitais relativamente próximas (500km) e a logística está a nosso favor, afinal, podemos ir de ônibus com uma viagem de aproximadamente 6h e constantemente há passagens aéreas promocionais.
Contudo, estou aqui para explicar que é absolutamente possível viver um relacionamento assim.
Inegável que a difícil convivência com a distancia, com a ausência física daquela pessoa e também seu orçamento financeiro sejam os principais empecilhos externos em ter um relacionamento assim, mas tirando isso, esteja aberta a dizer SIM para o amor.
Quando namora alguém que está em outra cidade, estado ou até mesmo país, vai ter que se habituar com o fato de que o planejamento deve fazer parte de sua rotina a partir de então. Isso porque passagens, hospedagens e demais mimos tem um cu$to e pensando nisso, não existe a menor possibilidade de você deixar as coisas acontecerem sem ter um planejamento financeiro para estar ao lado da pessoa amada.
Administre a agenda de modo que possam se ver com frequência.
Aos que trabalham e estudam, os finais de semana são considerados eternos feriados prolongados e com direito a aproveitar cada momento ao lado, saiba otimizar cada vez mais esse tempo, indiferente se seja “lá ou cá”, se isolar do mundo e esquecendo vida social com os amigos também não é o melhor caminho. Afinal, o que seria de nossa vida sem amigos e família? Portanto, organize seu precioso tempo ao lado do(a) amado(a), para que possam fazer eventos com sua turma.
Quando o encontro acontece é mais intenso e cada minuto é aproveitado ao máximo. Ainda sei de casos de pessoas que terminam namoro por que o mesmo “caiu na rotina” ou porque simplesmente “enjoou”, então a vantagem de viver um relacionamento a distancia, é que esses tipos de “desculpinhas” não cola.
Ahhh o amor… Não me venham com balela de que “é paixão, logo passa” por que realmente não é! E digo isso com muita propriedade, porque viver essa rotina fora do comum, és sim uma grande prova de amor.
A distância gera uma sensação de desamparo, e é melhor que não haja qualquer tipo de dependência, se distraia com amigos e família e conforte-se em saber que a seu redor há pessoas que a amam e que mesmo a distancia há também alguém sentindo sua falta.
[Confiança e Respeito] são duas palavras que devem andar juntas em qualquer relacionamento, mas quando se trata de algo a distancia, o qual você não pode evidenciar a veracidade da informação, o jeito é fechar os olhos e se jogar, não permita que paranoias derrubem sua relação.
Dizem que o que “os olhos não ve, sente!” Eu acredito muito no Pedro e tenho uma certeza imensurável que ambos estão vivendo isso, pois realmente acreditamos que o amor é verdadeiro.
Voce vai encontrar pessoas que dizem que relacionamentos assim não funcionam. Lembre-se que quem faz as escolhas, quem sabe o que se passa e o que sente é VOCÊ! Não permita que elas determinam o que você pode e não pode fazer.
Sentir saudades é bom até para manter a estabilidade do relacionamento, mas quando ela é causada pela distância, o jeito é apelar para todos os recursos que a tecnologia oferece e matar um pouco da saudade entro um telefonema e outro, e-mails, cartas, mensagens de celular.
Portanto, ter um bom plano telefônico é essencial, isso inclui ter o chip com a mesma operadora a fim de resgatar ligações gratuitas e/ou baixo custo. Um bom pacote de dados para que possa relatar através de mensagens via internet possam ser trocadas em tempo real. Pacotes de SMS também são apreciáveis.
Alias, saiba interpretar as mensagens e releia sempre para que a mesma não seja motivo de uma briga. Tristemente o contato visual é difícil e não se sabe o teor nas palavras, se são brincadeiras ou serias, portanto tome um cuidado especial, em como você interpreta as palavras (pois podem não estar dizendo o que você pensou) e com o que você diz quando está com raiva. Fatores externos, como stress, devem ser ignorados nessa hora, para que as palavras não sejam influenciadas devido seu estado de espirito/humor.
Favorite os sites de todas as companhias aéreas que fazem seu trecho origem/destino e buscar constantemente promoções.
Incluia seu email para que sejam enviados mensagens quando surgir um preço mais acessível . O site Melhores Destinos indica sempre quando há promoções/bugs no sistema, ele inclusive tem app no celular.
Em geral relacionamentos à distância não são para os fracos. Eles podem ser muito difíceis, assim como os de curta distância.
Conheci casos, onde a pessoa namorou anos a distancia e não teve nenhum problema, inclusive rendeu casamento com belos filhos pra contar historia feliz, isso porque os principais ingredientes deste relacionamento, existiam na cabeça e coração dessas pessoas: respeito, fidelidade, companheirismo.
Não é preciso estar sempre perto para mostrar ao outro o quanto você gosta dele, mesmo porque, se pararmos para pensar, quantos casais moram em grandes cidades e só se veem aos fins de semana?
Nenhum relacionamento é fácil, isso não é novidade pra ninguém, ainda mais quando os dois passam a maior parte do tempo separados. Quando duas pessoas assumem um compromisso à distância, o caráter de cada uma conta bastante e pode determinar a força dessa relação, que deve ser construída em bases de sinceridade e transparência.
Portanto, antes de dizer aquele SIM (após receber o pedido de namoro), saiba que é preciso ter comprometimento, se você realmente gostar da pessoa e não ter nenhuma duvida desse seu sentimento. Se não, nada dará certo.
Morando na mesma cidade ou não, costumamos basear nossos relacionamentos em confiança, amor e cumplicidade, se você ainda não está disposto a dividir esses valores com aquela pessoa que faz seu coração bater mais forte, é porque ainda não está na hora de pular de cabeça em um relacionamento sério. Já dizia O Teatro Mágico: […] “os dispostos se atraem”
Pode acreditar quando eu te digo: não há distância que estrague um relacionamento cheio de coisas boas. E namorar à distância tem sim seus inconvenientes e dificuldades, mas quando o sentimento e a vontade de ficar juntos é maior, o amor pode ser capaz de superar qualquer distância.
Pingback: 1 Ano de Namoro (à distancia) | Ná Feliz Cidade
Certamente Nat, não importa, se for de Deus acontecerá, eu acredito!!! Ainnn viva intensamente esse lindo amor, minha amiga! e quando estiver em SP não fure comigo pleaseee… espero vê-la em breve!
Nath, amor à distância não é para os fracos mesmo! Aliás, amor não é para os fracos e ponto final.
Não importa se a pessoa mora longe ou perto, se não existirem a fidelidade, respeito, amor e companheirismo, as coisas não funcionam mesmo. Adicionaria aí na mistura objetivo de vida… porque isto distancia e muito um do outro.
Que Deus continue abençoando o relacionamento de vocês e que em breve vocês possam estar juntos 🙂