Saiba como montar seu roteiro (Google Maps)

Voltando a falar um pouco sobre viagens, vamos aplicar alguns princípios básicos de gerenciamento de um projeto…
Se você leu o post “Saiba quais são as 5 perguntas para escolher seu destino” e encontrou a sua resposta (onde ir), precisamos montar seu roteiro.

É preciso fazer uma coisa de cada vez de modo que todas as fases sejam executadas com sucesso.
Gosto muito de utilizar o Google Maps para esses casos, portanto, a dica de hoje para montar seu roteiro é também, como criar um mapa no Google.

Saiba que planejar é a melhor parte da viagem, pois nela cria-se expectativas, sonhos e conhecimento. Se você acha isso uma grande besteira, veja o post Por que pesquisar para uma viagem?

des3

Obs: Para quem possui conta no Google (Gmail), veja o tutorial abaixo. Caso ainda não possua uma conta, recomento faze-la, pois há outros aplicativos que podem otimizar sua viagem e que pretendo fazer um post na sequencia (exemplo: drive, agenda, docs…)

Segue abaixo o tutorial.
1 – Na pagina inicial do Google (ja devidamente logado), no canto direito existe uma barra com todos seus aplicativos, selecione o “Maps”

Slide1

2 – No canto esquerdo aponte o mouse na barra e surgirá “Meus Mapas”

Slide2

3 – Clique em “Criar”

Slide3

4 – Dê nome ao seu mapa conforme a localidade que irá visitar.
Vou dar exemplo: Los Angeles – Teste.

Slide4

5 – Pronto, seu mapa está criado, agora você precisa rechear com seus pontos turísticos de interesse. (esta é a tarefa mais dificil, mas para mim, a mais prazerosa!!)

Vá em sites, blogs, livros de turismo e pesquise os lugares que você gostaria de conhecer, não vamos nos atentar nesse momento com a quantidade de lugares, essa fase é apenas para ver aquilo que o local tem para te apresentar, te mostrar.
Alem do turismo não esqueça de colocar Rodoviaria/Aeroporto, Caixas Eletronicos, Mercados, Hotel, Restaurantes e assim sucessivamente…

6 – Conforme você for encontrando esses pontos vá demarcando em seu mapa conforme a figura abaixo.
Digamos que eu queira ir para a “Calçada da Fama” o próprio GoogleMaps vai me indicar o endereço, caso contrario, você pode escrever o endereço manualmente e fazer a demarcação (vide próximo passo)

Slide5

7 – Clica sobre o local interessado e veja que o mapa vai impor um sinalizador verde, ainda assim, para marcar em seu mapa precisa clica em “Adicionar ao mapa”

Slide6

8 – Adicionando no mapa, o sinalizador fica “vermelho”.
Clica em “editar” e faça as devidas edições se achar pertinente

Slide7

9 – Dentre as edições, um ótimo recurso é alterar o nome do ponto (1)  e alguma observação que você achar interessante saber (2). Gosto sempre de incluir: horário de visita, custo, dicas…
Há tambem a possibilidade de inserir foto/vídeo (3). Não esqueça de clicar em “Salvar” ein!! (4)

Slide8

10 – É tambem possível alterar o tipo de ícone e cor para que possa facilitar o tipo de ponto no seu mapa
Na barra esquerda, clica encima do ponto turístico e clica na “lata” que aparece logo a direita do nome.

Slide9

10.1 clicando em “Mais ícones” verás que o mesmo é bem temático, exemplo: museu, escola, aeroporto, hospital, compras…

Slide10

11 – Repita os passos 5 a 10.1, com todos os pontos que você encontrar e vá recheando seu mapa, até ele ficar de seu agrado.

Mais ou menos assim:

Slide11

12 – A hora do filtro::
Seu roteiro está praticamente na metade do caminho…
Lembra-se quando eu disse no post Saiba quais são as 5 perguntas para escolher seu destino a perguntinha magica: “Quanto to disposta a ga$tar?”. Entao, essa é a hora de fazer o filtro financeiro.

Dos passeios que você selecionou quais são gratuitos? Quais são pagos? E quais desses dois grupos você realmente está disposta a conhecer?

Ainda sobre o post citado acima, ainda tem outra perguntinha magica: “Quantos dias terei disponível?” Essa é a parte mais difícil, pois você verás que a cidade tem diversos passeios super interessantes (alguns ate mesmo gratuito), mas é muita coisa pra conhecer em tão pouco tempo, então priorize aquele que você realmente não abre mao e vamos adequar conforme a localidade.

13 – Finalizando o roteiro::

13.1 Geralmente os pontos iniciais são aeroporto/rodoviária.
Para os demais dias pode ser o hotel em que ficará.

Digamos que seu ponto inicial seja o aeroporto . Então clique no aeroporto (1) e observe que neste ponto há um ícone com uma flecha que indica “Rotas até aqui” (2)

Slide12

13.2 Clicando ali, automaticamente será criado uma nova camada (o qual você pode renomear)(1) e montar de acordo com a proximidade com os demais pontos
Obs 1: Não esqueça do tipo de transporte que você vai usar: será Carro? Metro? Ônibus? … (2)
Obs 2: Quando você digita algum ponto (3), atente-se que o mesmo prioriza aquele que você demarcou anteriormente. Conforme exemplo da figura “Placa Hollywood” (4)

Slide13

13.3 Vai ficar mais ou menos assim
Ou seja, observei que não haverá “idas e vindas”, alias… será a rota que farei otimizando o deslocamento de um ponto a outro.

Slide14

Esteja ciente que imprevistos acontecem, mas estipule um prazo fictício de modo que seu roteiro esteja o mais próximo da realidade.

Há alguns points que você simplesmente [tira uma foto, marca no facebook e vai embora], coisa rápida de menos de 10 minutos. Outros já demandam o dia inteiro. Tais estimativa de  tempo, você pode mensurar através dos comentários que fez  durante suas pesquisas e com o tamanho de sua expectativa em querer ficar pouco/muito tempo la.
Repita os passos acima de acordo com os dias que tens para passear

13.4 Poderá ficar mais ou menos assim

Slide16

14 – Finalizando seu mapa, saiba que o mesmo poderá ser compartilhado com outros usuários

Slide17

15 – Voce pode mandar o link para seus amigos (parceiros de viagem) (1), da mesma forma compartilhar via redes sociais (2).

Slide18

16 – Objetivando mais privacidade e segurança da informação, você tambem pode monitorar quem acessa seu mapa

Slide19

17 – Da mesma forma que pode convidar (1) seus amigos para visualizar/editar (2)

Slide20

Fimmmmm.

Ufa… Voce pode usar esse mapa em seu celular quando estiver viajando, ate mesmo no modo offline

Se chegou até aqui e se interessou pelo Maps, saiba que o mesmo vai muito mais alem disso com mais detalhes no post do Blog Destino California:  Como usar o Google Maps para planejar sua próxima viagem

Anúncios

5 comentários sobre “Saiba como montar seu roteiro (Google Maps)

  1. Ah ok!! obrigada… Tenho feito algumas anotações da California, seu blog tem mt me ajudado. Assim que retornar, tambem farei outros direcionamentos (obviamente com os devidos creditos). Valeus =DD

  2. Pingback: Roteiro: Las Vegas – Nevada | Ná Feliz Cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s