#1 – Diario de Intercambista / San Francisco CA

San Francisco – California – Estados Unidos
5 de Agosto 2015

Well… Hoje completei 5 dias desta experiencia sensacional que é “estudar” e quando falo “estudar” isso inclui nao apenas minhas aulas de Ingles na escola St Giles, mas de conhecer cultura, pessoas e tambem essa cidade incrivel que se chama San Francisco, situada num estado lindo que é a California no Estados Unidos.

Golden Gate - San Francisco - California

Golden Gate – San Francisco – California

Mas vamos as minhas primeiras impressoes, desses dias que tem sido eternamente arquivados em minha mente e meu coração.
Amigos e familiares tem me questionado, mas tambem quero lhe despertar interesse atraves desse diario em viver essa experiencia um dia, seja aqui ou acolá.

Pois bem…

Alice - Minha Host Mother (mãe anfitriã)

Alice – Minha Host Mother (mãe anfitriã)

Moro na casa de uma senhora que se chama Alice, ela nao tem filhos biologicos, mas adotou estudantes do mundo em sua casa, oportunizando conhece-la e conviver alegremente diariamente. Alice acorda todos os dias para fazer café da manha pra mim e me espera chegar da escola para contar atentamente e detalhadamente sobre minhas experiencias.Uma fofa!

És muito paciente com a minha dificuldade no idioma e me ensina a falar expressoes e aumentar o vocabulario, seu apoio nessa empreitada tem sido fundamental para mim e nao tenho palavras que possam agradecer a imensa generosidade que tens por mim.
Inialmente havia uma estudante da suiça aqui, a Jasmine, tive pouco contato, mas ela ja foi embora.
Alice, abriu seu lindo apartamento com vista pra Golden Gate em sua janela estrategicamente situada em sua sala, fica no bairro de Nob Hill proximo de tudo, o cable car passa aqui na frente e me leva para qualquer lugar, mas em menos de 20 minutos de caminhada estou em qualquer ponto turistico de meu interesse.

San Francisco tem uma população enorme de asiaticos e convivencia com americanos e demais nacionalidades é harmoniosa. Nao vi muitos brasileiros, mas os poucos que tive contato, disfarçam lindamente e querem tambem ter contato com demais naturalidades, o que e altamente compreensivel.

Escola St Giles

Escola St Giles

Na escola St Giles,em minha classe contem 10 alunos na mesma situação que eu: com o anseio de conhecimento, seja do idioma, cultura, experiencias…

 

2 franceses (Aurelien e Julie), 2 Taiwan (Timi e Bill), 1 italiano (Lorenzo), 1 japones (o simpatico Tomo), 2 colombianas (Fernanda e Laura) e 2 Brasileiras (Bruna e Maria Clara), minha professora é a paciente e fofa Sofia de origem Canadense.
É otimo e um prazer imensuravel conviver com essa turma, que apesar de falarmos ingles o todo tempo, é perceptivel facilmente seus sotaques originarios de seus paises.

O contato com essas pessoas é tão incrivel, que olha o que a Timi escreveu pra mim em chines.

Nathalia e "Pedolo" em Chines (by Timi)

Nathalia e “Pedolo” em Chines (by Timi)

Ela fez meu nome e o nome do Pedro (meu namorado) em chines e disse que na verdade a pronuncia correta do Pedro é “Pedolo” (uma querida essa menina!!)

Eu e Fabian : Fishermans Wharf

Eu e Fabian : Fishermans Wharf

 

La tambem tive contato com demais naturalidades e aos poucos minha rede de relacionamento tem aumentado, convivo diariamente com o Fabian, um italiano de origem alemã, que estuda na mesma escola e tambem és meu vizinho, mas nao estamos na mesma classe.

 

 

 

 

O contato com o idioma é constante e embora eu tenha estudado ingles antes de vir, apresentava uma dificuldade enorme, mas chegando aqui, como se fosse num passe de magica, consigo facilmente construir frases, mas acima de tudo compreender quando falam comigo. Ja vejo uma enorme evolução em relaçao ao meu novo idioma, sei que nao sairei fluente, mas estou no caminho e fatalmente retornando ao Brasil os estudos devem ser continuados.

20150804_082114Eles reconhecem de longe que és “gringo” e quando fala-se que és do Brasil, logo abrem um sorriso e ja querem aprender nosso idioma, arriscando sempre falar alguma ou outra palavra. os atendentes por exemplo, ja sabem falar: bom dia, boa tarde e obrigado.

San Francisco combina muito comigo, pois as cidades que mais aprecio no Brasil estão aqui. A quem conhece Ouro Preto (MG) vai ver uma enorme semelhança, devido suas ruas acentuadas. Rio de Janeiro e Sao Paulo com sua adoção de varias naturalidades e nacionalidades, alem de eventos culturais gratuitamente. Florianopolis com seu ar praiano e Curitiba com aquele clima que começa frio e vai esquentando ao longo do dia. San Francisco é tudo isso e misturado, mas que deu certo. As coisas aqui funcionam.

Não ha perigo, consigo andar tranquilamente sozinha pelo bairro em qualquer horario que nada vai me acontecer, constantemente vejo carros (considerados de luxo no Brasil) abertos. Ninguem mexe com ninguem, pode ter a certeza que ele não sera vandalizado, assim como no Brasil. E falando em carro… aqui tem cada carrão viu! para se ter noção, o carro mais popular aqui é o Honda Civic, esses que geral no Brasil paga uma bagatela de 40/60 mil reais, aqui é considerado “mato”, sem contar as ferraris, porshes, bmw que passeiam por ai.

Eu e Fabian no cable car indo pra escola

Eu e Fabian no cable car indo pra escola

Contudo, o transporte publico és muito eficiente, pode usar trem, onibus, metro, cable car (bondinho), ademais, és muito facil utilizar, mapas sao distribuidos aos montes. Comprei o cartão de transportes deles, posso usar ilimitadamente qualquer meio de transporte, chama-se Clipper Card, paguei U$83. é simples, posso pegar um cable car aqui e parar na outra esquina e o motorista nao vai me xingar por causa disso, afinal, ja está “incluso no pacote”.

Cable Car "Bondinho"

Cable Car “Bondinho”

Fui levada por um desses bondinhos e pude reparar nos detalhes e no jeito de se comportar dos moradores, porque esse é um transporte absolutamente popular (mas altamente turistico no final de semana). Dar uma volta no “cable car”, é ter a chance de observar de perto o que ha de mais autentico e ajuda a incorporar a ideia de que realmente estamos em San Francisco.

Wifi há varios pontos, mas devido a grande quantidade de turistas, a rede torna-se lenta, portanto, recomendo comprar um simcard (seja At&t ou T-Mobile) para ter sua “rede particular”, tenho ctza que quando voltar ao Brasil sentirei muita falta disso, 4G é vida! indiferente se voce está no centro ou nao, a rede é constante, não cai.

Não adianta marcar como ponto de encontro Starbucks ou Walgreens, pois há varias espalhadas pela cidade, sao otimas redes, pois tudo que voce precisa está ali.

Em relação aos preços das coisas, realmente sao baratos, so acho uma pena o dolar estar tão caro, pois se fizer a engraçada taxa cambial, verás que o preço daqui é semelhante ao preço do Brasil.
Caso voce use desodorante aerosol e está querendo visitar san Francisco, acho bom trazer de casa, pois vi poucas unidades na estante e ainda assim U$10/15 (em real, algo aproximado a R$ 30/40). Produtos da Aussie: vida! Custa U$4 aqui e é como se fosse “Seda/Dove” aqui, algo super comum, enquanto no Brasil és um artigo de luxo, cansei de colocar agua no meu shampoo com receio de acabar e novamente eu ter que pagar R$40/60. hehe

Golden Gate

Golden Gate

Golden Gate…Ahh a linda ponte, cartão postal da cidade, ela apresenta um charme a parte e é emocionante admira-la. és enorme, muito maior do que imaginava, seja de extensão e/ou altura, não é a toa que és tambem infelizmente reconhecida como a “ponte do suicidio” onde pessoas desesperadas se despedem da vida ali.

Golden Gate

Golden Gate

Contudo, inegavel que a pessoa ao menos teve uma otima vista antes de partir, pois a mesma quanto mais proxima fica, mais bela ela se apresenta. Nao me entendam mal, longe de mim incentivar essa “pratica” (o que por sinal, acho muito condenavel), mas posso afirmar com muita propriedade que não conhecer a Golden Gate em sua estadia pela California, és sim um grande desperdicio, vou ainda um pouco mais profundo…

Faça o bike tour por ela até Salsalito, uma distancia de aproximadamente 5km, um passeio que dura algo em torno de 5h, mas que eternamente irá lhe marcar, vale a pena cada pedalada.

Bike Ride: Golden Gate x Salsalito

Bike Ride: Golden Gate x Salsalito

A vista da janela do meu quarto: meu despertador natural

A vista da janela do meu quarto: meu despertador natural

 

 

 

 

Aqui sao 4h a menos que no Brasil e felizmente anoitece as 21h, o que torna seu dia muito produtivo, mas tambem cansativo, contudo altamente prazeroso.

 

 

 

Puts…escrevi demais ne?
Mas apesar do enorme texto, nao consigo expor em palavras a felicidade que tenho vivido aqui, cada dia é uma novidade que tenho pra contar, uma historia que vai render longos assuntos em mesa de bar e conversas de familia. Valeu muito a pena cada sacrificio que fiz, cada lagrima que derrubei quando via o dolar subindo, enfim…indiferente a essas teorias, venha! Vai amar tanto quanto estou aprendendo ama-la a cada dia.

Galera do Pedal: Victor, Leo e Fernanda (Colombia) + Miguel (Brasil) + Fabian (Italia)

Galera do Pedal: Victor, Leo e Fernanda (Colombia) + Miguel (Brasil) + Fabian (Italia)

Anúncios

4 comentários sobre “#1 – Diario de Intercambista / San Francisco CA

  1. Adorei Amiga , divirta- se , curta , apaixone -se !!! Tive a mesma sensação quando vim, e me apaixonei , pela cultural , pelas pessoas , pelo carinho, me senti em casa , recepção maravilhosa! Gostei tanto que resolvi morar ,ne!? E a cada dia que passa ,conheco Mai’s lugares e pessoas encantadoras …. Aproveita! Por que nao tenho duvidas , que voce vai voltar ! E quem sabe ,da proxima venha me visitar ! Okay?!

    Is Welcome !!!

    Pry

  2. Adorei o relato. Você parece já estar se sentindo em casa. Aproveita!

    Me fez vontade! Entrou pra minha wishlist fazer esse passeio de bike pela Golden Gate =)

  3. Oi Nath!
    Que bom que você está aproveitando bastante, encontrou bastante pessoas legais na escola, sua host mom é simpática contigo… tudo isto irá dar um sabor ainda melhor para a sua estadia por aqui!
    E que bom que fez um dia lindo pro seu passeio de bicicleta pela Golden Gate!
    Encontre um espaço na sua agenda para o nosso café 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s