Como tirar o visto de turista japonês?

O visto de “Curta Permanência” no Japão pode ser usado para visita a familiares, congressos, viagem a turismo ou somente para conexões em aeroportos japoneses, no entanto, o período máximo de permanência é de 90 dias e não permite realizar atividade remunerada com esse tipo de visto.

Diferente do visto americano, você deve emiti-lo apos a compra de suas passagens e reservas de hospedagens, no entanto, o processo de solicitação nao inclui entrevistas, eba!!

Munido dos documentos abaixo, compareça no Consulados e Escritórios Consulares do Japão no Brasil mais próximo de sua casa sem a necessidade de agendamento, mas atente-se que alguns lugares tem dias da semana especifico para esse fim. Por exemplo: em São Paulo a entrega de documentação somente segunda, quarta e sexta das 9h as 12h.

Quais documentos levar?
Apresentar todos os documentos em formato A4, sem impressão no verso (via de regra, não serão aceitos documentos em impressão frente e verso).

1. Passaporte (original)
2. Formulário de solicitação de visto preenchido (Escrito em letra de forma ou digitalmente)
• assinado conforme o passaporte
• menores de 18 anos, assinatura do responsável
• RG do responsável acima (cópia simples)
3. Uma foto 4,5X4,5cm ou 3X4cm nítida e recente
4. Carteira de Identidade RG ou RNE(cópia simples)
5. Passagem de ida e volta ou print de reserva de todos os trechos (original e cópia simples)
6. Cronograma de viagem (preenchido detalhadamente).
7. Comprovante de renda (original e cópia simples)
• Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) e extratos bancários dos 3 últimos meses (ex.: extrato de aplicações, poupança, investimentos)
• Outros comprovantes de renda Dependente de pais, filhos ou cônjuge
• Comprovante de renda do financiador da viagem
• Documento que comprove a relação familiar (cópia simples)

Atente-se que existem diversos tipos de visto de curta permanência (de negócios, visita a parentes, amigos etc), e nesses casos outros documentos podem ser solicitados. Acesse esse link sobre os documentos necessários para o tipo de visto que você vai tirar.

Documento para retirada do Visto

Quanto tempo demora para o visto ser aprovado?
A análise da documentação costuma ser rápido, pode ser que uma ou outra pergunta seja realizada, mais para esclarecimento de quem lhe atende, portanto, recomendo levar todas as documentações descritas acima de uma maneira muito organizada e com uma boa qualidade de impressão, de modo que nao gere nenhuma margem para duvida.

Caso seu visto seja recusado – como eu fui – nao se desespere! Eles vao lhe indicar o motivo, que geralmente por conta da ausência de alguma documentação (no meu caso, levei o Imposto de Renda apenas resumido e deveria levar o detalhado tambem), sendo assim, atenda a solicitação do atendente e retorne na localidade dentro do periodo de atendimento disposto a entrega de documentação.

 

 

Recibo de retirada do visto/passaporte

 

Mas se felizmente for aceito, eles vao reter seu passaporte e lhe darão um papel (vide foto “documento para retirada do Visto”) com algumas indicações, de modo que possa retornar e resgatar o passaporte/visto, normalmente nos próximos 2 dias uteis já esta disponível para retirada.

No ato da retirada, é efetuado o pagamento que deve ser em dinheiro , os valores atualizados estão aqui Taxas do Visto ,acaso visite a Okinawa, se apresentar documento que comprove sua ida a ilha (como passagem aérea ou reserva de hotel),sua taxa será isenta.

Anúncios

Um comentário sobre “Como tirar o visto de turista japonês?

  1. Pingback: Você precisa saber disso antes de ir ao Japão | Ná Feliz Cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s